domingo, 10 de agosto de 2008


Conhecendo o potencial e as lacunas das Tecnologias da Informação e Comunicação

Vivendo nesse cenário, no ano de 2004, fui selecionada para participar do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Sistemas de Educação à Distância, promovido pela Universidade Estadual da Bahia e Secretaria de Educação do Estado da Bahia, cujo objetivo era desenvolver e divulgar experiências nessa área, que possibilitassem o domínio teórico e pedagógico, capaz de gerar soluções e apontar caminhos para a superação das dificuldades de formação de professores no estado da Bahia, a fim de preparar pessoal técnico docente e administrativo para gestar e planejar sistemas de ensino em EAD no nosso estado.Como trabalho monográfico, escrevi sobre as implicações da vivência no ambiente e-proinfo na formação de gestores no estado da Bahia, refleti e aprofundei as discussões sobre a educação online, analisei os fundamentos da interatividade propostos por Silva (2002) e, de forma crítica, discuti as interfaces utilizadas no ambiente durante o curso de especialização.Fui então percebendo a plasticidade do digital e seu potencial de reformulação livre da mensagem, ao abrir infinitas perspectivas de trabalho na rede, bem como a subutilização desse espaço no curso, utilizado apenas para a disponibilização de conteúdos pelo docente e espaço de informações burocráticas da coordenação. Essas inquietações observadas e articuladas com as discussões teóricas que fui tecendo na monografia, me levaram a refletir sobre os desafios da docência nesse cenário, contrapondo-se a uma perspectiva comunicacional unilateral, em que a emissão separada da recepção ressalta o papel do aluno como simples espectador e ressalta o papel do professor como o “dono da verdade” e detentor do saber.

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