segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Narrativas discentes






Um novo semestre se inicia e com ele o desejo de tornar a disciplina de estágio ainda mais significativa e experiencial para os alunos do VIII semestre de Pedagogia, apesar da vivência de um currículo dicotomizado.
Iniciei o trabalho exibindo um filme que retrata as questões da memória, e pedi a cada aluno presente que retratasse em um retalho de pano uma cena ou contexto marcante na sua itinerância enquanto aluno/ professor. Trabalhar com as memorias possibilita perceber como o individual e o social estão interligados, como as pessoas lidam com as situações instituidas que são apresentadas no seu cotidiano, transformando-o em espaço de luta, de resistência, de criação. As narrativas também nos propicia entender o futuro não como fatalidade, determinismo, mas como resultado de iniciativa e de decisões humanas. As histórias apresentadas por Elian, Fernanda, Geisa, Larissa, Luciene, Naiana, Roseane, Taís e Thiana, mostram que elas não são só magistério. São pessoas que vivenciam seu dia a dia a partir dos contextos sociais de Jequié e região. É na família, na UESB, na Igreja que as mesmas se defrontam com uma estrutura mais ampla. Todos os fios apresentados tem uma dimensão formadora.
Os relatos apontam para a importância dos professores tomarem conhecimento não só do seu entorno, mas também de si mesmas como portadoras de desejos e limitações.