Dotados de dispositivos de pesquisa construídos coletivamente em sala de aula, os alunos do 8º semestre de Pedagogia da UESB, começaram dia 30/03/2009, sua pesquisa na escola campo de estágio. Uma das primeiras atividades definidas pelo grupo, foi a observação do contexto.
Questões interessantes que os alunos estão observando no portão da escola:
Quais as marcas da sociedade atual estão na entrada?
Quais as marcas da história?
Quem controla o portão e de que maneira?
Como são os traseuntes que por aí trafegam?
Quem passa, o que passa e deixa qu por aí trafegam?
Quem passa, o que passa e deixa de passar pelo portão da escola?
Para Lima (2002, p. 28-30):
[...] o portão da escola representa para o estagiário uma oportunidade de reflexão. Deixar-se ficar no portão da escola é uma experiência de compreensão do que ocorre lá dentro. O panorama que se descortina, visto a partir do espaço escolar, pode trazer, à tona alguns aspectos que talvez nunca tenhamos observado antes: a vida da comunidade, a movimentação na frente da escola, costumes, preferências e regionalidade.
Quais as marcas da sociedade atual estão na entrada?
Quais as marcas da história?
Quem controla o portão e de que maneira?
Como são os traseuntes que por aí trafegam?
Quem passa, o que passa e deixa qu por aí trafegam?
Quem passa, o que passa e deixa de passar pelo portão da escola?
Para Lima (2002, p. 28-30):
[...] o portão da escola representa para o estagiário uma oportunidade de reflexão. Deixar-se ficar no portão da escola é uma experiência de compreensão do que ocorre lá dentro. O panorama que se descortina, visto a partir do espaço escolar, pode trazer, à tona alguns aspectos que talvez nunca tenhamos observado antes: a vida da comunidade, a movimentação na frente da escola, costumes, preferências e regionalidade.
Comentem sobre as observações de vocês.