quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Oficina de Blog

Oi turma,

A nossa oficina será realizada no próximo dia 01\03 às 7:30 da manhã no LABIEN ENSINO.

Não esqueçam:
  • Criar um e-mail do g-mail e trazer anotada a senha;
  • Trazer a história de vida e de formação digitada;
  • Trazer fotos no pendrive;
  • Estar aberto a novas aprendizagens.

E lembrem...

“Quem se rende à tentação do ninho, jamais aprende a voar; quem não se aventura pelos mares, verá o casco de seu barco apodrecer em pleno cais; quem não ousar na vida profissional ficará superado porque não foi capaz de dialogar com as mudanças que o tempo ofereceu”.

BJ

Socorro

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Trabalho 1 - História de Vida e de Formação





Olá pessoal,


Segue algumas orientações para a primeira etapa da construção dos nossos blogs. Uma dica: visitem os blogs dos semestres anteriores.

O que é o blog do estágio?


É o registro da história do futuro pedagogo, especialmente o que foi aprendendo durante o Curso de Pedagogia.
É o local de expressão da construção da sua identidade profissional durante o processo de ensino aprendizagem.
É o local em que ele vai anotando suas emoções, descobertas, sucessos e insucessos que marcam sua itinerância pedagógica.
É o relato das adaptações e modificações que o estudante vai fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula.
É o espaço em que o estagiário vai registrar suas reflexões sobre os vários momentos do curso e acerca de sua própria ação.

O blog é, portanto, uma interface[1] rica e dinâmica, elaborada de forma gradual pelo estagiário, no qual devem estar presentes os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos de desânimo, as dúvidas.
É uma espécie de “diário”, no qual o estagiário vai escrevendo sobre o que está sentindo, refletindo, vivenciando. E é nesse “diário” que ele vai construindo sua identidade profissional.

Como elaborar o blog? Algumas sugestões...

1ª Etapa: Resgate Histórico: Saberes pessoais e pré- profissionais

Como era a escola na época em que você estudou?
Como você foi alfabetizado?
[1] O termo interface está relacionado à informática e à cibercultura como dispositivo para o encontro de duas ou mais faces em atitude comunicacional, caracterizando-se como um objeto virtual característico do ciberespaço. (JONSON, 2001).


Relação professor – aluno;
Metodologia de trabalho;
Concepção de avaliação;
Todos tinham acesso à escola?
De que forma a escola daquela época contribuía para o exercício da cidadania? Era igual ao que ocorre hoje?
O ensino hoje melhorou ou piorou? Por quê?


É preciso escrever também...

As experiências e modificações na sua sala de aula, a partir do que aprendeu no curso de Pedagogia.
As reações dos alunos às suas mudanças.
As lembranças e momentos importantes de sua vida que foram despertadas durante o curso.
Algumas explicações sobre o que aconteceu em sua própria itinerância profissional.
As trocas e comentários sobre as experiências de outros professores que estão no curso.
As expressões da criatividade, sentimentos, intuições e percepções sobre seu processo de ensino – aprendizagem.
A importância do outro ( professor, colega, regente, diretor,etc) na sua formação.

Bom trabalho!

Data de entrega - 09/03 (terça - feira)

Critérios de Avaliação:

  • Reflexão sobre a trajetória docente com fundamentação teórica;
  • Trazer as fontes pré-profissinais para a reflexão;
  • Agregar imagem ao texto;
  • Comentar no blog de pelo menos 5 colegas;
  • Fazer lista de link do blog das colegas da sala.
Visitem:
Blog de Marcia: http://marciaestagio.blogspot.com/search?updated-max=2009-05-17T12%3A36%3A00-07%3A00&max-results=7
Beijos,

Socorro Cabral

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nosso primeiro encontro


A primeira aula com os alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia foi marcada pelas narrativas discentes em relação às diferentes referências formais e não formais que vem marcando a itinerância do grupo. A narrativa põe em evidência o modo como os sujeitos mobilizam os seus conhecimentos, os seus valores, as suas energias, para ir dando forma a sua identidade, num diálogo com o contexto que habita.

Nessa perspectiva, os alunos após a exibição de um filme que trata da questão da memória foram desafiados a representarem com auxílio de retalhos de tecidos e outros acessórios, cenas que foram marcando a sua trajetória no magistério. Em um clima bastante descontraído e ao som de músicas que permearam a infância, a colcha de retalhos foi sendo tecida. Cada aluno apresentou o seu retalho, narrando sua caminhada.

Confirmando o que aponta as pesquisas, as aprendizagens que se destacaram foram:

· As aprendizagens da profissão em família;

· As aprendizagens da profissão em contextos não formais;

· As aprendizagens da profissão em com os pares;

· As aprendizagens da profissão no chão da escola;

· As aprendizagens da profissão com as crianças.

Concluímos com a atividade, que a formação para o exercício da profissão professor não se limita em modalidades formais e ao contexto estrito da universidade. Os professores são pessoas que se formam nos diferentes contextos vivenciais, ao logo da vida.