quinta-feira, 13 de maio de 2010

Culminância do Estágio no IERP



Projeto: No ritmo da música aprendemos a ler e a escrever.


Conforme discussão no nosso último encontro de Estágio, ficou assim desenhado o evento de Culminância do Projeto desenvolvido nas Séries Iniciais no IERP;

Data: 26/05/2010 (quarta- feira)
Horário: 16:00h
Local: Auditório do IERP

Abertura: Voz e violão a definir o cantor da região

Apresentação das salas:

Sala de Fernando e Sayonara - Xote - Luíz Gonzaga

Sala de Ivonélia e Janyne - Sertaneja - Vitor e Léo

Sala de Eliana e Xavier - Gospiel - Damaris

Sala de Tiara e Aline - MPB - Daniela Mercury

Sala de Grazi e Luana - AXÉ a definir

Observação: Antes da apresentação de cada sala, um aluno ou dupla deverá apresentar no data show um pouco sobre o gênero musical e a biografia do cantor.

Exposição na área externa do IERP:

  • 1 Baner com a biografia do cantor que será homenagiado no palco com um aluno apresentando;
  • Estrutura do banner:
Unversidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Departamento de Ciências Humanas e Letras
Colegiado de Pedagogia

Introdução
Falar sobre o gênero musical e o cantor pesquisado ( máximo 4 linhas). O trabalho tem como objetivo....

Desenvolvimento:
Destacar pontos importantes da biografia do autor;
Destacar principais músicas;
Colocar ao lado a imagem do cantor.

Conclusão:
Falar sobre a importância do trabalho

  • Uma mesa com as produções dos alunos;
  • Uma mesa com uma tela representando a compreensão da música trabalhada e escolhida pela sala. Sugestão: trabalhar com papel panorama.
Confraternização final com os alunos e familiares após as apresentações dos alunos no palco.

Socorro Cabral

domingo, 9 de maio de 2010

Reflexão sobre a ação






Em relação à idéia de professor reflexivo, temos em Schön (2000) um dos principais representantes dessa teoria, a partir de sua análise em diferentes reformas curriculares nos EUA. Para o autor, a perspectiva curricular que enfatiza primeiramente os enfoques teóricos, seguidos de sua aplicação e por último um estágio para aplicação dos conhecimentos técnicos - profissionais, não dá conta das diferentes demandas colocadas pela profissão, pois estas superam as reflexões teóricas e as respostas técnicas apresentadas ao longo da formação. Essa fragmentação é facilmente percebida quando os conhecimentos teóricos são confrontados com as demandas da prática cotidiana, mostrando-se insuficientes e inúteis.

Schön (2000) assevera que a formação do profissional deve basear-se na epistemologia da prática, tomando o contexto profissional como lócus formativo onde o sujeito vai paulatinamente construindo conhecimento, através da reflexão, análise e problematização, além do desenvolvimento do conhecimento tácito, mobilizado no cotidiano da profissão. Em relação a epistemologia da prática, a reflexão de Monteiro (2002, p.114) parece-nos pertinente, ao afirmar que “refere-se à produção (technê) de um saber, permitido por um outro olhar (thôréô), sobre o que e quê é feito (prássô)”. Nessa perspectiva, destaca-se o papel da teoria como importante instrumento, contribuindo para construção de diferentes perspectivas de análise na (re) visão das práticas.

Nesse contexto, percebemos de forma clara a valorização da prática pedagógica a partir da reflexão onde os desafios colocados pela docência promovem a construção de novos saberes, configurando um conhecimento prático. No período de estágio, esta reflexão é imprescindível, pois os futurosdocentes defrontam-se com uma variedade de situações imprevisíveis, requerendo do profissional o desenvolvimento de habilidades para gerir as situações emergentes.


Proposta de trabalho: Gostaria que cada um de vocês fizessem uma reflexão sobre a primeira semana de estágio no IERP tendo como foco de análise a ação pedagógica realizada na instituição:


  • Descrever as práticas realizadas e em seguida articulá-las com as teorias que dão suporte as mesmas.
Atenciosamente,

Socorro Cabral