sábado, 7 de março de 2009

Provocando...


O importante é ressaltar que, para conhecer como o outro experimenta a vida, faz-se necessário o exercício sensivelmente difícil de sairmos de nós mesmos. Há que nos desdobrar-nos, revirarmos, suspendermos preconceitos, criticarmo-nos, abirmo-nos a certa violação de habitus sagrados e solidificados da sociedade do “eu”. Experiência intestina e radicalmente relacional da intercriticidade. (MACEDO, 2006)

Para refletir e comentar:
Faça uma analogia entre a citação do professor Roberto Macedo, e o movimento de pesquisa que será desenvolvido por você no estágio de práticas pedagógicas no ensino fundamental.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Oficina de Blog




A atividade teve início com uma pequena contextualização sobre a emergência dos blogs no meio educacional, onde busquei estabelecer a grande diferença dos diários de suporte atômico, com os diários de suporte digital. No suporte atômico, as reflexões estão fechadas no mundo privado do autor, limitando-se a um agrupamento de pessoas, ao mesmo tempo e em um único espaço físico (Santos, 2005). Já o suporte digital, ultrapassa a distribuição de conteúdos e se constitui a partir da interlocução de sujeitos, que intervém na mensagem. Dessa forma, deixei claro que o que está em jogo é o modelo de comunicação todos- todos, presente na contemporaneidade. Assim, o suporte digital, potencializa uma comunicação mais interativa, pois é possível intervir na mensagem, participar e construir conheciemto de forma colaborativa. Logo após a breve exposição, começamos a mexer no blog. Fui logo percebendo, que é impossível querer que os alunos sigam rotas fixas e imutáveis, pois a familiaridade com o contexto da cibercultura é que vai definir o caminhar de cada um. Entretanto, falei muito sobre a importância de socializarmos as descobertas e de colaborarmos com o outro. Construímos uma rede de cooperação na sala de aula, onde cada novidade que ia aparecendo, automaticamente ia sendo socializada para todos. Aprendi muito nessa aula, principalmente com alguns "nativos digitais", que iam revelando suas descobertas e ajudando os alunos com maiores dificuldades. Mais uma vez, percebi que no contexto da cibercultura a hipertextualidade posta pelo digital, abre novos desafios para a educação. Assim, nesse clima de troca de saberes, colaboração e certeza de estar dando um passo fundamental nas práticas de estágio na universidade, "concluímos" o início trabalho, com 13 blogs montados. Definimos também que nossa próxima tarefa seria a postagem da história de vida e de formação.

terça-feira, 3 de março de 2009

Diário da nossa primeira aula.








Tema da Aula: Itinerância docente na Formação Inicial: subjetividade e conflitos

Demos início ao nosso primeiro encontro com os alunos do VIII Semestre de Pedagogia 2009.1, exibindo um trecho do filme de Fort Gamp - O contador de histórias. O filme começa com uma pena caindo aos pés de Forrest Gump, sentado numa parada de ônibus em Savannah, na Georgia. Forrest pega a pena e coloca-a dentro de um livro, e então começa a contar a história de sua vida a uma mulher sentada próxima a ele (os ouvintes na parada de ônibus mudam regularmente ao passar da história, cada um mostrando diferentes reações perante a história de Gump, indo da incredulidade e indiferença até profunda admiração). Assim, a partir da narrativa de vida de Gamp, procuramos destacar a importância das histórias de vida na formação profissional. Em sintonia com essa perspectiva, solicitamos aos alunos a representação de trechos de suas vidas que entrelaçassem o eu pessoal e profissional. As narrativas forram belíssimas e muito reflexivas. Questões como identidade, desencontros, conflitos, a importância do outro, estiveram presentes na fala dos alunos de pedagogia do VIII semestre. Destaque também para as belissímas produções artísticas dos alunos. Em seguida, fiz a exposição sobre o Projeto de Estágio e p programa da disciplina, deixando claro a diferença de planejamento como programa e planejamento como estratégia (Moran, 2003). Expliquei aos alunos ,que a opção do desenho didático da nossa disciplina, aproxima-se da noção de estratégia,pois acreditamos que essa concepção integra o acaso,e as problemáticas que vão aparecendo durante o processo, nos ajudando a reunir o máximo de certezas para enfrentarmos as incertezas. Coloquei também a importância de integrarmos as tecnologias da informação e da comunicação, como elementos estruturantes que potencializam um trabalho mais colaborativo na rede. Quando falei da proposta da construção do blog, percebi olhares de estranhamento, de curiosidade e de rejeição, frente a uma perspectiva nova de trabalho que eles nunca tinham vivenciado na universidade. Encerrei essa primeira parte,apresentando e discutindo os instrumentos de avaliação que serão utilizados durante o semestre, e ressaltando a importância do registro e da colaboração nos blogs dos colegas. Solicitamos a leitura de dois textos da Selma Garrido: A importância do estágio para quem exerce o magistério: uma perspectiva de formação continuada e a importância do estágio para quem não exerce o magistério.