Tema da Aula: Itinerância docente na Formação Inicial: subjetividade e conflitos
Demos início ao nosso primeiro encontro com os alunos do VIII Semestre de Pedagogia 2009.1, exibindo um trecho do filme de
Fort Gamp - O contador de histórias. O filme começa com uma pena caindo aos pés de Forrest Gump, sentado numa parada de
ônibus em
Savannah, na
Georgia. Forrest pega a pena e coloca-a dentro de um livro, e então começa a contar a história de sua vida a uma mulher sentada próxima a ele (os ouvintes na parada de ônibus mudam regularmente ao passar da história, cada um mostrando diferentes reações perante a história de Gump, indo da incredulidade e indiferença até profunda admiração). Assim, a partir da narrativa de vida de Gamp, procuramos destacar a importância das histórias de vida na formação profissional. Em sintonia com essa perspectiva, solicitamos aos alunos a representação de trechos de suas vidas que entrelaçassem o eu pessoal e profissional. As narrativas forram belíssimas e muito reflexivas. Questões como identidade, desencontros, conflitos, a importância do outro, estiveram presentes na fala dos alunos de pedagogia do VIII semestre. Destaque também para as belissímas produções artísticas dos alunos. Em seguida, fiz a exposição sobre o Projeto de Estágio e p programa da disciplina, deixando claro a diferença de planejamento como programa e planejamento como estratégia (
Moran, 2003). Expliquei aos alunos ,que a opção do desenho didático da nossa disciplina, aproxima-se da noção de estratégia,pois acreditamos que essa concepção integra o acaso,e as problemáticas que vão aparecendo durante o processo, nos ajudando a reunir o máximo de certezas para enfrentarmos as incertezas. Coloquei também a importância de integrarmos as tecnologias da informação e da comunicação, como elementos estruturantes que potencializam um trabalho mais colaborativo na rede. Quando falei da proposta da construção do blog, percebi olhares de estranhamento, de curiosidade e de rejeição, frente a uma perspectiva nova de trabalho que eles nunca tinham vivenciado na universidade. Encerrei essa primeira parte,apresentando e discutindo os instrumentos de avaliação que serão utilizados durante o semestre, e ressaltando a importância do registro e da colaboração nos blogs dos colegas. Solicitamos a leitura de dois textos da Selma Garrido: A importância do estágio para quem exerce o magistério: uma perspectiva de formação continuada e a importância do estágio para quem não exerce o magistério.