terça-feira, 3 de março de 2009

Diário da nossa primeira aula.








Tema da Aula: Itinerância docente na Formação Inicial: subjetividade e conflitos

Demos início ao nosso primeiro encontro com os alunos do VIII Semestre de Pedagogia 2009.1, exibindo um trecho do filme de Fort Gamp - O contador de histórias. O filme começa com uma pena caindo aos pés de Forrest Gump, sentado numa parada de ônibus em Savannah, na Georgia. Forrest pega a pena e coloca-a dentro de um livro, e então começa a contar a história de sua vida a uma mulher sentada próxima a ele (os ouvintes na parada de ônibus mudam regularmente ao passar da história, cada um mostrando diferentes reações perante a história de Gump, indo da incredulidade e indiferença até profunda admiração). Assim, a partir da narrativa de vida de Gamp, procuramos destacar a importância das histórias de vida na formação profissional. Em sintonia com essa perspectiva, solicitamos aos alunos a representação de trechos de suas vidas que entrelaçassem o eu pessoal e profissional. As narrativas forram belíssimas e muito reflexivas. Questões como identidade, desencontros, conflitos, a importância do outro, estiveram presentes na fala dos alunos de pedagogia do VIII semestre. Destaque também para as belissímas produções artísticas dos alunos. Em seguida, fiz a exposição sobre o Projeto de Estágio e p programa da disciplina, deixando claro a diferença de planejamento como programa e planejamento como estratégia (Moran, 2003). Expliquei aos alunos ,que a opção do desenho didático da nossa disciplina, aproxima-se da noção de estratégia,pois acreditamos que essa concepção integra o acaso,e as problemáticas que vão aparecendo durante o processo, nos ajudando a reunir o máximo de certezas para enfrentarmos as incertezas. Coloquei também a importância de integrarmos as tecnologias da informação e da comunicação, como elementos estruturantes que potencializam um trabalho mais colaborativo na rede. Quando falei da proposta da construção do blog, percebi olhares de estranhamento, de curiosidade e de rejeição, frente a uma perspectiva nova de trabalho que eles nunca tinham vivenciado na universidade. Encerrei essa primeira parte,apresentando e discutindo os instrumentos de avaliação que serão utilizados durante o semestre, e ressaltando a importância do registro e da colaboração nos blogs dos colegas. Solicitamos a leitura de dois textos da Selma Garrido: A importância do estágio para quem exerce o magistério: uma perspectiva de formação continuada e a importância do estágio para quem não exerce o magistério.

15 comentários:

tainã disse...

Teve um trecho do filme Forest Gamp - O contador de histórias, que chamou-me a atenção, foi quando a mãe disse ao filho " se Deus quisesse que todo mundo fosse igual, todos nós teríamos aparelhos nas pernas". Ao invés dela falar que todos seríamos perfeitos, ela valorizou o fato de ser diferente como uma caracteristica peculiar a cada ser humano e não associado a palavra defeito.

Blog de Socorro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog de Socorro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milenapedagogia8 disse...

Essa aula foi bastante interessante, pois me proporcionou uma introspecção da minha jornada desde a infância até a escolha do curso de Pedagogia.
Sobre o blog, achei uma inovação necessária e divertida para desenvolvermos com interatividade o meu diário de estágio.

Estagiando em conexao disse...

Aula dia 4 de fevereiro foi bastante produtiva. Estamos agora diante de uma inovação nas aulas de estagio, contamos com o recurso da internet para a realização de nossos trabalhos, o que acho muito significativo...

Daniela Costa disse...

não estive presente na primeira aula da disciplina.
Mas de acordo com a leitura proposta no blog, percebi q a discussão foi bastante "rica" e abrangente, trazendo à tona assuntos revisados e assuntos q serão discutidos no decorrer da disciplina.a aula de hoje foi ótima, aprendi a fazer blog(risos)!!! acredito q a tecnologia realmente pode acrescentar no aprendizado do educando.
beijos!!!!
*Daniela Costa*

Milenapedagogia8 disse...

A aula de hoje 04/03/09 foi bastante proveitosa, pois aprendi a construir um blog, o que hoje é essencial para nosso aperfeiçoamento como profissional.
As professoras: Socorro e Edjane estão de parabéns por essa iniciativa. E VIVA A TECNOLOGIA!

Suspenso_indefinido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcia disse...

Realmente, a aula de ontem foi muito boa!!
Nossa turma caminha junto a tanto tempo e a cada depoimento nós temos novas histórias de vida e exemplos de perseverança e determinação. Confesso que no primeiro momento, estranhei a idéia de construção de um blog, no entanto, a possibilidade me deixou curiosa e muito ansiosa, pois achei muito legal. Isto instiga a curiosidade e a pesquisa. Facilita a comunicação e integra a turma. Fantástico! As professoras estão de parabéns!

Elielson Neves disse...

Muito legal postar as aulas no seu blog. Possibilitou poder saber o que ocorreu no primeiro dia de aula mesmo estando ausente.

LUCIANO MEDRADO disse...

Iniciamos mais um semestre. Este o último em nossa etapa acadêmica. Término? Não. A vida é um itinerário constante. Eu por exemplo não sei parar. Caminho sempre, porque sei que preciso deste percurso. Minha formação precisa ser continuada não como algo imposto a mim de maneira coercitiva diante de uma sociedade informacional e do conhecimento, mas como necessidade que a mim imponho como curioso que sou e desejo de saber constante.
Luciano Medrado.

Suspenso_indefinido disse...

O que dizer de uma aula em frente a um PC? Eu diante desta aula me senti surper familiarizado, isto porque tenho como tema da minha monografia a mídia. O tema é o seguinte: "A Influência da Mída na Educação". Em minha monografia não falo especificamente do PC, falo mais da TV com instrumento positivo ou negativo para educação, e como utilizá-la em sala de aula.
Voltando a aula... foi bem legal, afinal temos que nos inserir nesse crescente mundo virtual. parabéns às professoras.

Estágio Reflexivo disse...

Gostei bastante da aula de hoje; pois a novidade da construção de um blog em minha vida acadêmica, foi mas uma etapa vencida. Devido a grande dificuldade que tenho em lidar com computador de forma geral passei por apertos rsrs; foi muito engraçado, sentir a mão tremer, a cabeça ficou quente tudo isso na forma conotativa claro, rsrsrs, mas ufa conseguir. E mais uma vez aprendir uma novidade. Com fé e boa vontate estou conseguindo chegar aos meus objetivos.

Mara Reis disse...

Apesar de algumas falhas tecnicas do computador e de minha inesperiencia com o blog....A aula de hoje(04/03/09) foi muito produtiva e renovadora, pois trabalhar com esse sistema é uma experiencia impar.

Pedagogia e reflexão disse...

Gostaria de parabenizar pelas aulas do dia 02/03 e 04/03 o qual foi apresentada a proposta da disciplina de estágio e principalmente a dinâmica de apresentação, fazendo uma ligação entre as cenas do filme Forest Gamp - o contador de história com as cenas que retratassem nossa itinerância do magistério a partir das fontes pré-profissionais nos permitindo refletir e conhecer um pouco mais a história dos colegas. Outro momento importante foi a construção do blog que nos possibilitou realizar novas descobertas, mostrando outras formas ricas de aprendizagem.