terça-feira, 3 de março de 2009

Diário da nossa primeira aula.








Tema da Aula: Itinerância docente na Formação Inicial: subjetividade e conflitos

Demos início ao nosso primeiro encontro com os alunos do VIII Semestre de Pedagogia 2009.1, exibindo um trecho do filme de Fort Gamp - O contador de histórias. O filme começa com uma pena caindo aos pés de Forrest Gump, sentado numa parada de ônibus em Savannah, na Georgia. Forrest pega a pena e coloca-a dentro de um livro, e então começa a contar a história de sua vida a uma mulher sentada próxima a ele (os ouvintes na parada de ônibus mudam regularmente ao passar da história, cada um mostrando diferentes reações perante a história de Gump, indo da incredulidade e indiferença até profunda admiração). Assim, a partir da narrativa de vida de Gamp, procuramos destacar a importância das histórias de vida na formação profissional. Em sintonia com essa perspectiva, solicitamos aos alunos a representação de trechos de suas vidas que entrelaçassem o eu pessoal e profissional. As narrativas forram belíssimas e muito reflexivas. Questões como identidade, desencontros, conflitos, a importância do outro, estiveram presentes na fala dos alunos de pedagogia do VIII semestre. Destaque também para as belissímas produções artísticas dos alunos. Em seguida, fiz a exposição sobre o Projeto de Estágio e p programa da disciplina, deixando claro a diferença de planejamento como programa e planejamento como estratégia (Moran, 2003). Expliquei aos alunos ,que a opção do desenho didático da nossa disciplina, aproxima-se da noção de estratégia,pois acreditamos que essa concepção integra o acaso,e as problemáticas que vão aparecendo durante o processo, nos ajudando a reunir o máximo de certezas para enfrentarmos as incertezas. Coloquei também a importância de integrarmos as tecnologias da informação e da comunicação, como elementos estruturantes que potencializam um trabalho mais colaborativo na rede. Quando falei da proposta da construção do blog, percebi olhares de estranhamento, de curiosidade e de rejeição, frente a uma perspectiva nova de trabalho que eles nunca tinham vivenciado na universidade. Encerrei essa primeira parte,apresentando e discutindo os instrumentos de avaliação que serão utilizados durante o semestre, e ressaltando a importância do registro e da colaboração nos blogs dos colegas. Solicitamos a leitura de dois textos da Selma Garrido: A importância do estágio para quem exerce o magistério: uma perspectiva de formação continuada e a importância do estágio para quem não exerce o magistério.

15 comentários:

Estagiando na net disse...

Teve um trecho do filme Forest Gamp - O contador de histórias, que chamou-me a atenção, foi quando a mãe disse ao filho " se Deus quisesse que todo mundo fosse igual, todos nós teríamos aparelhos nas pernas". Ao invés dela falar que todos seríamos perfeitos, ela valorizou o fato de ser diferente como uma caracteristica peculiar a cada ser humano e não associado a palavra defeito.

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milenapedagogia8 disse...

Essa aula foi bastante interessante, pois me proporcionou uma introspecção da minha jornada desde a infância até a escolha do curso de Pedagogia.
Sobre o blog, achei uma inovação necessária e divertida para desenvolvermos com interatividade o meu diário de estágio.

Estagiando em conexao disse...

Aula dia 4 de fevereiro foi bastante produtiva. Estamos agora diante de uma inovação nas aulas de estagio, contamos com o recurso da internet para a realização de nossos trabalhos, o que acho muito significativo...

Dani disse...

não estive presente na primeira aula da disciplina.
Mas de acordo com a leitura proposta no blog, percebi q a discussão foi bastante "rica" e abrangente, trazendo à tona assuntos revisados e assuntos q serão discutidos no decorrer da disciplina.a aula de hoje foi ótima, aprendi a fazer blog(risos)!!! acredito q a tecnologia realmente pode acrescentar no aprendizado do educando.
beijos!!!!
*Daniela Costa*

Milenapedagogia8 disse...

A aula de hoje 04/03/09 foi bastante proveitosa, pois aprendi a construir um blog, o que hoje é essencial para nosso aperfeiçoamento como profissional.
As professoras: Socorro e Edjane estão de parabéns por essa iniciativa. E VIVA A TECNOLOGIA!

Uenio Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Realmente, a aula de ontem foi muito boa!!
Nossa turma caminha junto a tanto tempo e a cada depoimento nós temos novas histórias de vida e exemplos de perseverança e determinação. Confesso que no primeiro momento, estranhei a idéia de construção de um blog, no entanto, a possibilidade me deixou curiosa e muito ansiosa, pois achei muito legal. Isto instiga a curiosidade e a pesquisa. Facilita a comunicação e integra a turma. Fantástico! As professoras estão de parabéns!

Elielson Neves disse...

Muito legal postar as aulas no seu blog. Possibilitou poder saber o que ocorreu no primeiro dia de aula mesmo estando ausente.

LUCIANO MEDRADO disse...

Iniciamos mais um semestre. Este o último em nossa etapa acadêmica. Término? Não. A vida é um itinerário constante. Eu por exemplo não sei parar. Caminho sempre, porque sei que preciso deste percurso. Minha formação precisa ser continuada não como algo imposto a mim de maneira coercitiva diante de uma sociedade informacional e do conhecimento, mas como necessidade que a mim imponho como curioso que sou e desejo de saber constante.
Luciano Medrado.

Uenio Souza disse...

O que dizer de uma aula em frente a um PC? Eu diante desta aula me senti surper familiarizado, isto porque tenho como tema da minha monografia a mídia. O tema é o seguinte: "A Influência da Mída na Educação". Em minha monografia não falo especificamente do PC, falo mais da TV com instrumento positivo ou negativo para educação, e como utilizá-la em sala de aula.
Voltando a aula... foi bem legal, afinal temos que nos inserir nesse crescente mundo virtual. parabéns às professoras.

Estágio Reflexivo disse...

Gostei bastante da aula de hoje; pois a novidade da construção de um blog em minha vida acadêmica, foi mas uma etapa vencida. Devido a grande dificuldade que tenho em lidar com computador de forma geral passei por apertos rsrs; foi muito engraçado, sentir a mão tremer, a cabeça ficou quente tudo isso na forma conotativa claro, rsrsrs, mas ufa conseguir. E mais uma vez aprendir uma novidade. Com fé e boa vontate estou conseguindo chegar aos meus objetivos.

Mara Reis disse...

Apesar de algumas falhas tecnicas do computador e de minha inesperiencia com o blog....A aula de hoje(04/03/09) foi muito produtiva e renovadora, pois trabalhar com esse sistema é uma experiencia impar.

Pedagogia e reflexão disse...

Gostaria de parabenizar pelas aulas do dia 02/03 e 04/03 o qual foi apresentada a proposta da disciplina de estágio e principalmente a dinâmica de apresentação, fazendo uma ligação entre as cenas do filme Forest Gamp - o contador de história com as cenas que retratassem nossa itinerância do magistério a partir das fontes pré-profissionais nos permitindo refletir e conhecer um pouco mais a história dos colegas. Outro momento importante foi a construção do blog que nos possibilitou realizar novas descobertas, mostrando outras formas ricas de aprendizagem.