terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fuxicando sobre Pesquisa







A partir de agora vamos "fuxicar". É isso mesmo!

Que é fuxicar? Ah! Fuxicar é falar da vida, nossa e dos outros, é dialogar com alguém sobre um tema ou assunto qualquer. Fuxicar também é a arte de fazer peças de costura a partir de retalhos de pano. Colchas, bolsas, roupas em geral são produzidas por artesãs do Brasil, principalmente as nordestinas, a cerca de pelo menos 150 anos. Hoje esta arte inclusive vem sendo copiada por estilistas do mundo inteiro.


Por que trazer esta metáfora para nosso blog de estágio Antes de qualquer coisa o fuxico é uma arte, e como tal, precisamos colocar mais cor, formas em nossos debates científicos. O autor Edgar Moran nos ensinou que estratégia é a arte de lidar com a incerteza. Vamos vivenciar um pouco de arte em nossos debates. Além disso o fuxico é uma prática de comunicação. Vamos experimentar um jeito ético e estético de comunicação.
Deixemos as intrigas para as senhoras fuxiqueiras e vamos ao debate livre e plural de idéias. Idéias de quem ensina, aprende e fez educação de qualidade nas universiadades públicas do nosso país.

Ficou com vontade de fuxicar?

Então pegue
linha e agulha e um retalho de pano e venha fuxicar em nosso fóruns de grupos específicos.

Quais as interlocuções que o texto traz sobre a questão da pesquisa na formação inicial e continuada?
Quais as consequências de um curso de formação que não incorpora a pesquisa como eixo central?
Como romper com uma concepção de estágio que tem como pauta "a hora de mostrar o que foi aprendido?

Palavra franqueda VIII semestre...

Vamos ao debate?