(GRUPO GEC - FACED/ UFBA)
Novos links e desafios no mestrado da FACED.
Nesse contexto formativo, gostaria de destacar a importância do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias da Informação (GEC), que traz como foco principal de trabalho o aprofundamento das questões teóricas em relação às tecnologias, bem como o desenvolvimento de experiências significativas em diferentes espaços sociais com essas tecnologias, além de contribuir com a análise de políticas públicas voltadas para estas temáticas, em especial a educação à distância. Nas reuniões semanais e nas interações nas listas de discussão do grupo, fui percebendo que as tecnologias da informação e comunicação não são meras ferramentas a serviço da escola e sim elementos de cultura. Nesse sentido, fui compreendendo o potencial dessas tecnologias no entrelaçamento de sujeitos, saberes, informações e conhecimentos, possibilitando uma discussão mais horizontal na rede.Já vivenciando a dinâmica do mestrado da FACED, procurei compreender a natureza do saber docente na cibercultura, bem como os novos saberes e dilemas que o docente online vivencia. A pesquisa revelou a importância de o docente estar imerso no contexto digital, interagir, questionar e refletir sobre a dinâmica da cibercultura. Deste modo, a experiência como aluno online em diferentes cursos de formação continuada, os saberes oriundos da experiência online como professor e os saberes oriundos das relações estabelecidas pelos professores com seus pares, evidenciaram o desafio de se pensar a formação numa abordagem que contemple seu desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa também mapeou alguns saberes docentes oriundos do contexto da cibercultura e os principais dilemas vivenciados pelos professores nesse cenário. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimentos de pesquisa nessa área e, decorrente disso, a construção de um estatuto de conhecimentos sobre a docência online.Retornando a UESB e ao Instituto de Educação Régis Pacheco, pretendo continuar pesquisando o potencial comunicacional e pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação, buscando contribuir com uma educação mais hipertextual, interativa e virtualizante.