terça-feira, 17 de agosto de 2010

Professor Pesquisador: o desafio do Estágio



Com a provocação da autora Maria Tereza Esteban, vamos começar a análsie e reflexão sobre o texto da nossa última aula.

"Até bem pouco tempo, ninguém questionaria o estatuto exclusivamente acadêmico do pesquisador, tendo em vista que pesquisa pressupõe uma fundamentação teórica conssitente, uma ampla leitura crítica da bibliografia especializada; enfim uma longa estrada construída no espaço acadêmico. Como, de repente, aceitar que um professor da escola básica se improvise como pesquisador? Na conta - hegemonia, porém, vem crescendo um movimento questionador e propositivo."

"O processo lógico, cumulativo, linear, qua vai pouco a pouco capacitando o/a aluno/a a tornar-se professor, trabalha com generalizações que permitem visualizar contornos das relações que se estabelecem na sala de aula, mas que não podem informar sobre os pequenos atos cotidianos que dão materialidade a prática pedagógica e e trazem singuliaridade de cada sala, de cada turma, de cada aula, de cada professor/ a, de cada aluno/a, de cada relação. A generalização, ao permitir que se veja qualquer sala de aula, dificulta a percepção das tramas que se atravessam em cada sala de aula específica".

Questões para reflexão:

Quais as interlocuções que o texto traz sobre a questão da pesquisa na formação inicial e continuada?
Quais as consequências de um curso de formação que não incorpora a pesquisa como eixo central?
Como romper com uma concepção de estágio que tem como pauta "a hora de mostrar o que foi aprendido?

Palavra franqueda VIII semestre...

Vamos ao debate?