quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estágio: para além dos muros da Universidade



Na útilma quinta - feira, às 17:00h, nos reunimos na escola campo de estágio, a fim de apresentarmos para os docentes do CAIC, a proposta do Projeto, bem como possibilitar uma maior aproximação entre os discentes/estagiários da UESB e os professores formadores daquela instituição. Percebia no olhar dos meus alunos, muita curiosidade e ansiedade frente ao novo desafio. Comecei a reunião falando do nosso projeto de estágio, e pontuando a importância da parceria estabelecida na consecução dos nossos objetivos. Lemos um pequeno texto sobre Etnografia, destacando a importância do conhecimento da cultura escolar no seu dia a dia. Destaquei os saberes da experiência vivenciados pelos professores da escola, como fundamentais na formação dos novos pedagogos. Assim, começamos as apresentações, onde cada professor formador ia falando um pouco de si e do perfil da sua sala. Em seguida, cada dupla de estagiários foi se apresentando, e colocando suas expectativas e dúvidas. Ficou claro para todos nós, que os alunos do Ciclo I,II e III, necessitam de um trabalho intenso com leitura e com escrita. Logo após esse quebra gelo inicial, discutimos com os professores a temática do estágio, e o nosso grupo ficou com o Prpjeto de Leitura, focando em quatro gêneros textuais: receitas, texto instrucional - brincadieira, poesias e rimas , onde resgatando o papel da ludicidade na sala de aula, buscaremos articualar a proposta de leitura e de escrita. Distribui as pastas do estágio para cada professor, com orientações sobre calendário, avaliação, e o convênio firmado com a UESB. Volto a ressaltar, que a aproximação com os atores da escola, é de fundamental importância para essa etapa tão importante do estágio.


O que vocês acharam da reunião?

Beijos,


Socorro Cabral

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Entrega da Primeira Etapa do Blog


Olá meninas,

Como combinamos em sala, a data da entrega do blog com a narrativa das fotes pré - profissionais será no dia 05/09 (sábado). Não deixem acumular nenhuma atividade, porque após o estágio de observação na escola, e a aplicação do diagnóstico, vamos tabular e analisar os dados, além de elaborarmos o relatório com bastante consistência teórica.

Data de entrega do blog - 05/09 (sábado)



Critérios de Avaliação:

  • Reflexão sobre a trajetória docente com fundamentação teórica;
  • Trazer as fontes pré-profissinais para a reflexão;
  • Agregar imagem ao texto;
  • Comentar no blog de pelo menos 5 colegas;
  • Fazer lista de link do blog das colegas da sala.


Como nos alerta Pimenta....


" O estágio ao contrário do que propugava, não é atividade prática, mas teórica, instrumentalizadora da práxis docente , entendida essa como atividade de transformação da realidade" . Pimenta ( 2004).



Um abraço,

Socorro Cabral


segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pesquisa no Estágio: construindo um caminho




A Etnografia da Escola caracteriza-se por considerar aspectos relacionados à dimensão cotidiana da escola e da comunidade que faz parte de sua área de abrangência, enfatizando, sobretudo, os elementos culturais e dos segmentos que nela atuam direta ou indiretamente.
Compreender a escola não significa compreender só o que está escrito ao âmbito institucional. As pequenas ações do dia-a dia, não captadas pelos registros documentados, também podem nos dar indicadores significativos sobre a escola. È necessário que façamos um “zoom” neste espaço educacional e na comunidade de seu entorno, desvelando seus acertos e desacertos, conhecendo o modo de vida dos atores que nela atuam e interferem.
A escola precisa estar sensível às práticas educativas que nunca são registradas nos diários de classe preenchidos pelos professores. Há fazeres aos quais a “história oficial” da escola está alheia. Há saberes e práticas da comunidade que a escola ignora,. No entanto, estes fazeres , estes saberes e práticas interferem no seu dia a dia. Subjacentes a eles podem estar mecanismos de dominação, de resistência, de opressão, de contestação que são facilitadores ou dificultadores de implantação do projeto político – pedagógico da escola. Nesse sentido, o conhecimento da realidade escolar, dos seus atores sociais – seus valores, crenças, atitudes, modos de ver e sentir o contexto em que vivem – não pode se limitar à mera análise de documentos oficiais ou ao levantamento de dados feitos sem o necessário olhar atento à “vida miúda” da escola.
Nesse sentido o período de observação revela a necessidade de os alunos da disciplina de Estágio levantarem dados quali-quantitativos que permitam uma “leitura de mundo” mais aprofundada do contexto escolar. Por esta razão, aproveitamos o potencial das técnicas etnográficas para uma investigação sistemática do cotidiano escolar. Uma escola democrática parte do princípio da autonomia e da participação – há muito tempo defendido pelos movimentos sociais quanto pelos educadores – e a etnografia revela justamente os condicionantes da participação.

Caderno Escola Cidadã