quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pesquisa no Estágio: um desafio.



(VISÃO MECANICISTA DE MUNDO - MÉTAFORA DO RELÓGIO)



Refletindo e criticando sobre a concepção de ciência da modernidade, pautada numa cosmovisão que traz como base a generalização, a objetividade,visão mecânica de mundo, mensuração e a previsibilidade, demos início ao nosso terceiro encontro de estágio. Discutir essas questões, é de fundamental importância para que o estagiário compreenda as antinomias postas na nossa sociedade, e consequentemente na universidade. Sem essas pautas, fica difícil compreender a dicotomia teoria e prática, todo e parte etc. Puxando esse fio, percebemos que as ciências da educação trazem uma outra especificidade de trabalho, diferente das ciências naturais. As pautas humanas , essência da educação, precisam incorporar a inconclusão, o inacabamento, a subjetividade, a imprevisibilidade e a emancipação humana. O que isso tem a ver com o estágio de observação? Tudo. Entrar em campo em uma Escola de Ensino Fundamental, da rede pública, requer a compreensão de que o outro não é um idota cultural, e que todos os seres humanos dão sentidos e significados as suas ações. Como diz Macedo(2006),
" o importante é ressaltar que, para conhecer como o outro experimetna a vid, faz-se necessa´rio o exercício sensivelmente difícil de sairmos de nós mesmos. Há que nos desdobrar-nos, revirrar-mos, suspender-mos preconceitos, criticarmo-nos, abrirmo-nos a certa vilação de hábitos sagrados solidificados na sociedade do "eu". Experiência intestina e radicalmente relacional de intercriticidade.



terça-feira, 25 de agosto de 2009

Oficina de Blog na Pedagogia



Falando sobre os novos arranjos da Sociedade Contemporânea, os nativos digitais e a interatividade potencializada pela internet, que nos possibilitou uma comunicação todos- todos, demos início a oficina de blog no curso de Pedagogia. A oficina foi ótima, contando com a participação e cooperação de todos. Expliquei claramente o objetivo do trabalho, buscando superar uma visão de TIC meramente instrumental, para a utilização das mesmas como estruturantes de novas educações, onde a autoria e produção dos sujeitos envolvidos se destacam. O trabalho com os blogs, visa fomentar a reflexão partilhada sobre a prática pedagógica no estágio, bem como inserir as alunas de Pedagogia no contexto da Cibercultura.

Agora é hora de produzir e produzir!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Primeiro encontro de Estágio





A primeira aula com os alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia, foi marcada pela vibração positiva da maioria da turma, em aprender as especificidades da sua profissão. O grupo destacou pontos positivos do curso como: a criticidade, a reflexão teorica e a ampliação da visão de mundo. Entretanto, em nenhum momento se referiram a "aprendência da sua profissão". Para as poucas alunas já vem exercendo o magistério, a aprendizagem docente se dá na interação com outros professores com mais experiência. Falei muito da importância de se planejar com as colegas que tem mais tempo no magistério, buscando trocas e interação. Em seguida, apesentei o Plano de Curso da disciplina, o cronograma do estágio e os instrumentos de avaliação. Destaquei que apesar da organização do calendário, não vejo o currículo como um gesso ou grade, onde a gente não pode alterar. Currículo é para ser
borrado, modificado durante o processo. Mais não é por isso, que o planejamento vai ficar de lado. Dando continuidade ao trabalho, fiz uma exposição sobre o estágio, buscando a superação de duas práticas: a prática como modelo e o tecnicismo. Passamos a compreender o estágio como campo teórico, pois sem a teoria para nos auxiliar, poderemos cir no praticismo. Freire disse em Pedagogia da Autonomia: TEORIA SEM PRÁTICA É BLA, BLÁ, BLÁ E PRÁTICA SEM TEORIA E PRATICISMO. Encerramos o encontro com a primeira cena do filme de Forest Gamp - o contador de história, buscando uma articulação com as narrativas docentes de formação.