A primeira aula com os alunos do 8º semestre do curso de Pedagogia foi marcada pelas narrativas discentes em relação às diferentes referências formais e não formais que vem marcando a itinerância do grupo. A narrativa põe em evidência o modo como os sujeitos mobilizam os seus conhecimentos, os seus valores, as suas energias, para ir dando forma a sua identidade, num diálogo com o contexto que habita.
Nessa perspectiva, os alunos após a exibição de um filme que trata da questão da memória foram desafiados a representarem com auxílio de retalhos de tecidos e outros acessórios, cenas que foram marcando a sua trajetória no magistério. Em um clima bastante descontraído e ao som de músicas que permearam a infância, a colcha de retalhos foi sendo tecida. Cada aluno apresentou o seu retalho, narrando sua caminhada.
Confirmando o que aponta as pesquisas, as aprendizagens que se destacaram foram:
· As aprendizagens da profissão em família;
· As aprendizagens da profissão em contextos não formais;
· As aprendizagens da profissão em com os pares;
· As aprendizagens da profissão no chão da escola;
· As aprendizagens da profissão com as crianças.
Concluímos com a atividade, que a formação para o exercício da profissão professor não se limita em modalidades formais e ao contexto estrito da universidade. Os professores são pessoas que se formam nos diferentes contextos vivenciais, ao logo da vida.
Um comentário:
Fomos desafiados a relatar a nossa trajetória de uma forma dinâmica: construindo uma colcha de retalhos. O relato de cada aluno narra a trajetória das experiências da vida acadêmica. Cada um costura um pedaço de pano que nos remete a pensar que cada retalho esta relacionado a momentos que marcaram de maneira significativa, e ao fazer isto, temos o produto final, a colcha de retalhos, mostrando em cada pedacinho como foi construído o aprendizado.
É no desdobrar deste labor que estão representados em cada retalho, uma carga enorme de afetos, experiências marcantes, ao longo da vida com apenas uma coisa incomum o tema do trabalho “itinerância relacionada com a aprendizagem da docência” como sendo o eixo central que unirá todos os retalhos. As experiências de cada colega envolvida neste momento único dão-nos um rico material, e incita-nos a uma reflexão: que professor serei que professor estarei formando.
Por fim, a interação com os demais colegas e professoras foi importante para a formação das nossas principais estruturas do conhecimento. Os conteúdos das experiências relatadas nos ajudaram a somar e a enriquecer cada trajetória individual. Sabemos que temos um caminho longo pela frente. Mas um pouquinho de mim, um pouquinho de você, faremos um todo, um todo melhor acontecer em prol da edudação.
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