domingo, 10 de agosto de 2008

(Meus pais)
Minhas fontes pré- profissionais e profissionais.

A atividade docente sempre esteve presente na minha vida. Nascida na cidade de Jequié, minha família residia no distrito de Oriente Novo, onde buscávamos, através do comércio, agropecuária e das atividades docentes uma vida mais digna para a nossa família. Portanto, desde criança, presenciei conversas entre minha mãe e tia, sobre as atividades docentes e as dificuldades encontradas na profissão do professor, desde aquelas referentes às questões mais objetivas da profissão como salário, espaço físico adequado para a realização das atividades docentes, até aquelas questões de ordem mais subjetiva, relacionadas ao compromisso com a profissão, o desejo de buscar sempre melhorias para a educação. Em busca de uma vida mais digna e o acesso a uma educação de melhor qualidade, fomos morar na cidade de Jequié, onde concluí o ensino primário, ginasial e o curso do magistério no Instituto de Educação Régis Pacheco. O que marcou a minha formação no curso normal foi, sem dúvida, a influência da psicologia comportamental e a tecnologia educacional, que davam enfoque à dimensão técnica no nosso processo formativo, e concebiam o docente como o grande organizador das atividades didáticas, que sendo planejadas de forma rigorosa, iriam garantir resultados eficientes. Dessa forma, na sala de aula reproduzíamos as orientações vivenciadas no curso normal, nos preocupando com os detalhes dos planos de aula, as técnicas a serem desenvolvidas, a disciplina dos alunos e a transmissão eficaz dos conteúdos.

Nenhum comentário: