segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Módulo - Metodologia Científica - Curso Mídias


Olá pessoal do Curso Mídias,

Enquanto o módulo não é disponibilizado no ambiente virtual, que tal discutirmos um pouco a ementa e os objetivos.

OBJETIVOS

  • Compreender as diversas visões de mundo, correlacionando-as com o projeto desejado, articulando o conhecimento adquirido com conteúdos trabalhados no curso em tela.
  • Proporcionar subsídios teóricos que possibilite ao aluno a elaboração do projeto de pesquisa, contemplando a inserção das mídias em seu fazer pedagógico.
  • Elaborar projeto de pesquisa segundo a abordagem escolhida.

EMENTA

Pesquisa em ciências sociais, a natureza do conhecimento. Paradigmas, conceito de ciência. Método cientifico e sua aplicabilidade na pesquisa social Pesquisa pedagógica como prática. Projeto e abordagens gerais de pesquisa. Elaboração do projeto, técnicas de coleta e análise dos dados. Elaboração do relatório de pesquisa.

Unidade I

1. PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS

1.1 Conhecimento do mundo.

1.2 Natureza do conhecimento.

1.3 Paradigmas.

1.4 Ciência e o Método Científico.

Unidade II

2. PESQUISA PEDAGÓGICA E SUAS CARACTERÍSTICAS

2.1 Pesquisa quantitativa.

2.2 Pesquisa qualitativa.

2.3 Projeto de pesquisa.

Conceito, propósito.

Suporte teórico.

Abordagens metodológicas.

Unidade III

3. INSTRUMENTO DE TÉCNICA DE COLETA E ANÁLISE DE DADOS

3.1 Sujeito e cenário da pesquisa.

3.2 Coleta de dados.

3.3 Análise e discussão dos Dados.

3.4 Considerações Finais.

3.5 Elaboração do relatório de pesquisa.

METODOLOGIA

Cada módulo apresentará explicitamente, em local apropriado, a introdução, objetivos, ferramentas de interação síncrona e assíncrona, exercícios e tarefas, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas e a forma como serão feitas as avaliações de cada módulo.

Todas as atividades propostas aos alunos terão data limite para entrega, explicitadas no momento da solicitação das tarefas, assim como as respostas e comentários do tutor.

O ambiente oferecerá ao aluno opções de interatividade que o auxiliarão a fazer uma auto-avaliação da aprendizagem.

As atividades serão trabalhadas nas várias ferramentas de comunicação e interação: Fórum, Mural, Portfólio, Chat e Correio. Nestes espaços o tutor procurará esclarecer as dúvidas do aluno.

AVALIAÇÃO

A carga horária do curso é de 30 horas totais, aproximadamente, 5 horas de estudo por semana. A avaliação do cursista será feita a partir das interações realizadas nos fóruns e das atividades propostas nas seções específicas, presentes nos textos das aulas e pelo projeto apresentado. A avaliação dos fóruns não será apenas das respostas dadas, mas também dos comentários e discussões com os demais colegas a respeito dos temas propostos. A média final será obtida pelo somatório das notas em cada unidade, acrescida do projeto quando o cursista deverá obter a média 7.0.


O que vocês acharam da configuração do nosso módulo? Vamos aos comentários? Quais as expectativas?


Socorro Cabral

4 comentários:

ritarafamila disse...

Olá ,
Bem interesante, uma vez que estamos elaborando nosso projeto , será muito instigante trabalhar com os assuntos propostos. Abraços,
Rita Pereira

turmadolauro disse...

Extremamente importante. Vamos concretizar a teoria na prática. Acredito que nosso trabalho será realizado de forma mais consistente. Estou ansiosa para começar.
Abração
Nádia

Selma Mascarenhas disse...

Olá,

Acho pertinente trabalharmos a Metodologia da Pesquisa, uma vez que estamos elaborando o nosso projeto. Além disso, todo professor precisa estar ciente do que se propoe para o curso.
Selma Mascarenhas

Denilson disse...

Este é um modulo bastante espero, será a união da teoria com a prática
Pretendo da tudo de mim nas atividades,
Cheiro...........
Tânia Maria