quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Estágio: para além dos muros da Universidade



Na útilma quinta - feira, às 17:00h, nos reunimos na escola campo de estágio, a fim de apresentarmos para os docentes do CAIC, a proposta do Projeto, bem como possibilitar uma maior aproximação entre os discentes/estagiários da UESB e os professores formadores daquela instituição. Percebia no olhar dos meus alunos, muita curiosidade e ansiedade frente ao novo desafio. Comecei a reunião falando do nosso projeto de estágio, e pontuando a importância da parceria estabelecida na consecução dos nossos objetivos. Lemos um pequeno texto sobre Etnografia, destacando a importância do conhecimento da cultura escolar no seu dia a dia. Destaquei os saberes da experiência vivenciados pelos professores da escola, como fundamentais na formação dos novos pedagogos. Assim, começamos as apresentações, onde cada professor formador ia falando um pouco de si e do perfil da sua sala. Em seguida, cada dupla de estagiários foi se apresentando, e colocando suas expectativas e dúvidas. Ficou claro para todos nós, que os alunos do Ciclo I,II e III, necessitam de um trabalho intenso com leitura e com escrita. Logo após esse quebra gelo inicial, discutimos com os professores a temática do estágio, e o nosso grupo ficou com o Prpjeto de Leitura, focando em quatro gêneros textuais: receitas, texto instrucional - brincadieira, poesias e rimas , onde resgatando o papel da ludicidade na sala de aula, buscaremos articualar a proposta de leitura e de escrita. Distribui as pastas do estágio para cada professor, com orientações sobre calendário, avaliação, e o convênio firmado com a UESB. Volto a ressaltar, que a aproximação com os atores da escola, é de fundamental importância para essa etapa tão importante do estágio.


O que vocês acharam da reunião?

Beijos,


Socorro Cabral

12 comentários:

Mille - Pedagoga em ação disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mille - Pedagoga em ação disse...

Prof Socorro,

Embora tenha chegado atrasada em função do trabalho, a reunião foi muito importante. Considero também ser necessário e fundamental 'conhecermos' o perfil dos nossos futuros alunos, assim como o trabalho da escola, para que possamos não só dá continuidade ao trabalho da comunidade escolar, mas contribuir com os conhecimentos adquirido ao longo da nossa caminhada, pois acredito que o processo de ensino-aprendizagem (de ambos) acontece nas trocas de relaçãoes.

Pelo que pude perceber, será uma tarefa (em particular) um tanto desafiadora, mas estou de coração, livros, cadernos, canetas abertos para o novo aprendizado!!

reflexõesdo estágio 2009 disse...

Acredito que o contato antes do início do estágio, com a escola campo é fundamental, pois, as informações recebidas embasam a elaboração do projeto e do diagnóstico dos alunos.Bem como a troca de experiências contribui para a nossa formação,visto que no estágio nós também passamos por um processo de aprendizagem.

Pedagogia Teoria e Prática disse...

Eu achei de grande importância a reunião de ontem com as professoras regentes do CAIC, onde vamos fazer o estágio. Achei muito legal até pra termos um contato com elas, saber um pouco da rotina dos alunos, da instituição, dos projetos, enfim, e assim já estarmos mais familiarizados quando iniciarmos o estágio.Foi muito interessante e de grande aprendizado, pois as trocas de informações e saberes serão essenciais para um boa realização deste estágio e para a nossa formação como futuros educadores.

Aline Ferreira disse...

A reunião foi de suma importância, pois é interresante conhecer as pessoas que serão nossas paceiras no estágio, bem como saber um pouco de que forma acontece a rotina da escola. Sei que vou encontrar vários desafios, mas confesso que estou ansiosa para começar logo apesar da correia que vai ficar minha vida com estágio, uesb, casa, trabalho. Ufa! Sei que vou conseguir.

Patrícia Meira disse...

A reunião foi de fundamental importância para todos, esse primeiro contato para conhecermos as professora, a coordenadora foi muito bom. Como estamos em eterno processo de aprendizagem, este foi um momento que contribui muito.

Revendo para Recomeçar disse...

Por ser professora já a algum tempo, via o estágio como algo necessário. No entanto, percebi que este momento me levou a reflexão sobre a prática docente, me ajudando na formação do comportamento profissional e, na transformação de atitudes.
A visita ao CAIC na, quinta-feira passada (03/09), criou em mim uma expectativa positiva. Estou feliz por ter ficado com a turma de 6 anos, mas ao mesmo tempo me sinto apreensiva por estar em uma realidade diferente da minha. O desafio é grande, mas a vontade é maior ainda.
Que venha o estágio!!!

Diário de uma pedagoga... disse...

Oi Pró,
Cada momento da nossa disciplina está sendo de grande aprendizagem, e a reunião acontecida na úiltima quinta-feira tbm não foi diferente!Foi ótimo saber um pouco sobre o Caic e os atores envolvivos: alunos, professore, coordenadora, gestora,enfim,foi só uma prévia do que vem por aí!!Tenho certeza que aprenderemos e muito com todos eles!!

Carla Patricia disse...

Gostei muito da reunião, pois foi possível ouvir as professoras e a gestora, como forma de nos inteirarmos de tudo que vinha acontecendo. Só fiquei um pouco preocupada com alguns relatos da gestora no tocante a indisciplina.
Mas acredito que vai dar tudo certo.

refletindo sobre a prtática disse...

Acredito ser de fundamental importância este contato com os professores,esse acolhimento inicial, pois através desse momento podemos esclarecer pontos cruciais em favorecimento do trabalho que nós iremos desenvolver.E sem dúvida os professores nos acolheram muito bem,mostrando que acreditam na seriedade do nosso estágio.Tenho consciência que não vai ser tarefa fácil,mas tenho muito a deixar de mim,e levar comigo tudo de bom e conhecimentos sempre.

Reflexão disse...

Ola, professora!Quero dizer que fiquei feliz com a nossa reunião no CAIC,foi um momento de diálogo com alguns dos atores socias da escola, com certeza, produtivo e indispensável.
bjos
Ivina

Pedagogia-Umcaminho ... disse...

A reunião foi importante no sentido de podermos visualizar parcialmente a realidadde que nos aguarda. Embora acredite que os professores tentaram mascarar no que diz respeito ao comportamento dos alunos. Foi bastante positivo a postura de não esconder as dificuldades que a instituição enfrenta. Mas vamos a luta. Espero sobreviver a tudo isso. Espero que meus alunos sobrevivam, pois já passaram por muitas dificuldades neste ano letivo. Quero contribuir para melhoria deles como alunos e como pessoas.