- Aprendizagens do contexto: local em que a escola está situada, cidade, bairro, levantamento sócioeconômico e cutural.
- Aprendizagens de chegada: a porta ou o portão da escola. Quem controla o portão e de que maneira? Como são os transeuntes que por aí trafegam? Quem passa, o que passa e deixa de passar no portão da escola?
- Aprendizagens de aprofundamento: o diagnóstico da escola.
- Aprendizagens sobre a gestão da escola.
- Aprendizagens sobre a dinâmica interativa dos saberes.
- Aprendizagens sobre a vida e o trabalho dos professores nas escolas.
- Aprendizagens sobre a origem e gestão das verbas e recursos.
- Aprendizagens sobre a gestão da classe.
" Formadores e formadoras atentos aos nexos e relações da escola com o sitema social mais amplo e com as teorias estudadas poderão encontrar formas de interação e de intervenção que confiram maior reconheciiemnto e legitimidade de sua presença naquele espaço". (Pimenta, 2004).
Um comentário:
Ola, professora!Quero dizer que fiquei feliz com a nossa reunião no CAIC,foi um momento de diálogo com alguns dos atores socias da escola, com certeza, produtivo e indispensável.
bjos
Ivina
Postar um comentário