quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vamos começar a interação?






Olá turma do VIII semestre de Pedagogia 2011.1,

Sou a professora Socorro Cabral da UESB de Jequié.
Na disciplina de estágio, discutiremos aspectos da docência nas séries iniciais do ensino fundamental, e os seus desafios para a prática educativa interativa e colaborativa nas escolas públicas municipais de Jequié. Este tema vem me inquietando deste quando começei a trabalhar com o magistério.Espero compartilhar com vocês meus dilemas, etnométodos, experiências formativas e pesquisas. Estaremos também discutindo sobre a aprendizagem da docência e o choque com a realidade vivenciado por vocês nas primeiras experiências na escola. O conceito de choque indica o corte que se dá entre os ideais criados na formação inicial e a rude realidade do dia a dia na sala de aula, e que não se limita a um período limitado de tempo; trata-se de um processo complexo e prolongado. Discutiremos essas questões com mais calma...

Além de todas essas discussões, espero fazer amigos! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas, trocar experiências. Sou natural de Jequié - Bahia. Adoro festas, malhação, comida japonesa, chinesa,baiana e muita alegria! Ah! Adoro sol, praia e muito verde. Hummm...sou blogueira de carteirinha. Amo esse espaço de interações.

Este semestre com vocês será mais um espaço de auto - formação,co-formação e heteroformação . Tenho certeza que nossos encontros serão marcados por muita interação, colaboração e aprendizagem.

* Que tal agora se apresentar? Fale de você, da sua vida, da sua itinerância no magistério e principalmente das suas expectativas sobre a nossa disciplina.

19 comentários:

Geisa Gomes disse...

Certo dia, pediram-me para fazer uma breve apresentação do que sou e não acredito que seja uma tarefa fácil, mas usei as seguintes palavras:

Estudante de Pedagogia.
Baiana, meio tímida, às vezes quieta.
Menina, mulher, filha e neta.
Não é de fazer poesia, mas tem orgulho do nome.
Prazer Geisa Gomes!

XD

Bom.. atualmente sou membro do Grupo de Estudos sobre Políticas e Gestão Educacional - GEPGE e trabalho como Coordenadora Pedagógica no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Jequié, Bahia. Vale ressaltar que essas experiências tem contribuído significativamente para o meu processo formativo.
Quanto a disciplina, tenho boas expectativas, penso que nos dará subsídios necessários a atuação docente.
Ah.. adorei o estágio na educação infantil e acredito que no ensino fundamental não vai ser diferente!
Em relação a "gostos", temos alguns em comum, adoro o contato com a natureza, viajar, conhecer lugares, pessoas e coisas novas, festas...

Um abraço.

Taís Argolo disse...

Olá professora Socorro!
Sei que a senhora já me conhece, mas não custa conhecer um poquinho mais.
Sou Taís, feita com capricho, na Chapada Diamantina (puro luxo). Mainha e painho meus melhores amigos. Meus amigos, meu coração. Meus colegas, aprendendo a conviver. Meus amores, unicos. Não sei, mas sou levada, sapeca, alegre, confiavel, nao sei porque, mas sou.
Catolica, Rotaractiana, filha de maçom, futura Pedagoga. FELIZ!

Estou esperando novos aprendizados, novas experiencias. É sempre bom o conhecer. Torço para não ter confusão nesta disciplina, pois gostei da experiencia no primeiro estagio apesar de ter feito sozinha (por opção).

Conto com a participação da sala, gosto muito dela, apesar da distancia que separa certos colegas.

Em fim, é isso!
Até breve!
Taís Argolo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Falar sobre si mesmo é complicado, até pq as palavras nos fogem e não conseguimos expressar o que somos. Mas vou tentar...sou alegre, as vezes tímida, amiga e muito determinada. Minha hitória com o curso de Pedagogia começou meio sem querer...por falta de opção mesmo. Minha identificação com o curso iniciou no V Semestre. Descobrir na Pedagogia milhões de possibilidades de atuação, além de perceber a complexidade que envolve o processo educativo.
Como ainda naum tive o Estágio de Séries Iniciais esta disciplina será muito especial para mim, pois irá me proporcionar o contato com a realidade da sala de aula. Confesso estar anciosa para começar a disciplina ao mesmo tempo que desejo viver o cotidiano da escola. Estou muito feliz em ter você como professora e poder desfrutar da sua alegria, bom humor e troca das trocas de conhecimentos que tenho certeza ser significativa para o meu processo de formação profissional e pessoal.

Larissa Monique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Monique disse...

Olá Pró Socorro...
Desde já quero dizer q estou amandooo tudoo isso!!! Amo navegar na net e quando acho algo interessante, vou fundo...rsrsrs
Eu sou uma menina-mulher natural de Iramaia- Bahia ( Chapada Diamantina), que estou em Jequié buscando melhores condições de aprendizagem... Sofro muitoo com saudades de casa, ainda mais porque perdi meu pai em novembro do ano passado... tenho passado por momentos de muitas tristezas, mas minha vontade de vencer me motiva para ir mais além...
Sou determinada,otimista, o "vambora" da galera... Só desisto de algo quando o impossível prevalece...
Gosto de estudar, comer, passear, dar boas risadas e de escrever muitooo...
Tem um provérbio que define muito bem meu estilo de vida: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada..."
Bom quanto a disciplina sei que será [impar para minha formação, já que não fiz o Estágio em Séries Iniciais e sei que a sua proposta de Estágio será relevante para minhas futuras escolhas profissionais...
Abraços e até mais...

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Geisa,

Seja bem vinda a nossa disciplina. Saber que você participa de um grupo de pesquisa e está envolvida com educação é muito bom. Iremos na disciplina de estágio conversar muito sobre pesquisa,docência e aprendizagem colaborativa.

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Taís,

Partilhar experiência significativa é o que vai nos mover nessa discplina. Experiência é o que nos move (diz Josso). Seja bem vinda querida.

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Tysena,

Amei suas expectativas. Começar assim é muito bom para todos nós. Você terá a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma escola pública e refletir sobre essa itinerância com os referenciais teóricos do curos e também será desafiada a buscar outros.
Bem vinda!

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Larissa,

Eu também estudei fora (fiz Pedagogia em Itabuna) e não é fácil ficar longe dos nossos pais. Mais tenha certeza que é um cresciemento sem igual. Nos tornamos adultos e responsáveis.
Que bom que você gosta de internet. Vamos utilizar muito esse meio de comunicação.

Beijos,

Larissa Monique disse...

Pois eh Pró... Sei q qestou crescendo e buscando cada dia ser uma pessoa melhor! espero que eu consiga fazer um bom estágio de acordo com suas propostas... pois sei que são muito boas! rsrsrs
Abraços e aguardo ansiosa!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Ivan,

Que bom que você já possui um blog e está querendo voltar a ativa. Tenho certeza que você vai gostar da proposta de disciplina.

Seja bem vindo!

Quem falta se apresentar? Vamos lá pessoal.

Anônimo disse...

Saudações Professora,

Quando puder acesse os nossos blogs e conheça nosso trabalho;

www.educaplanaltino.blogspot.com

www.educavalebahia.blogspot.com

Luciene disse...

Ola profª Socorro!
Bem! Falar sobre si é um tanto complicado, pois a maneira como nos descrevemos demonstramos. Mas vamos lá! Sou Luciene uma pessoa tímida (embora as vezes naum pareça!), gosto muito de ler, assistir filmes, viajar e principalmente fazer amigos (adoro!)quando chegados são mais que irmãos! Sou uma pessoa um tanto curiosa, o que me rendeu o titulo que me foi dado pela minha amiga Larissa “Lu tem solução pra tudo” rsrs... Gosto do curso de pedagogia e por gostar, posso afirmar que mesmo em meio a tantas incertezas quero dar o meu melhor, embora saiba que os frutos dessa jornada poderão ser colhidos em longo prazo (ou que talvez não seja eu quem irá colhê-los). Não vou dizer que tenho afinidade por todas as áreas da pedagogia ate hoje estudadas, pois isso soaria como uma mentira (algo que detesto!), assim... O que eu gosto muuuuito mesmo é a EJA (“culpa” da ministrante da disciplina. Rsrs!). Assim espero que você também acrescente mais uma culpa em mim assim como Cássia!
Bjos!

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Luciene,

Se você já tem tão forte o desejo pelas discussões e especificidades da EJA, isso é um ponto bem positivo, pois demosntra que você é uma pedagoga comprometida com a educação. Espero que você seje contagiada também com as demandas da Educação Básica, tornando-se uma profissional de ponta.

Beijos,

Socorro Cabral

Nanda disse...

Oi pró,

Começar falando sobre mim...um pouco difícil mas... sou esta, em que muitos acredito ver: ainda um tanto tímida, amiga, compreensiva, e que diante de dificuldades procura persistir, mas também precisa de incentivos. Adoro ouvir músicas, gosto também de sair com amigas, principalmente em época junina, que diga minha amiga Geisa...rsrs
Bom... Agora ao falar do curso, me surpreende ainda o tempo em que passei na faculdade e começo a lembrar do pouco tempo que falta até a sua conclusão... Passou realmente muito rápido. Procurei a dedicação sobre a responsabilidade do ato de educar, compreendi dentre outras, as falhas na educação brasileira e a relevância do perfil do educador, dentre diversas teorias discutidas que puderam ser abordadas e que servirão de base acredito para este nosso período de estágio. Penso que esta disciplina seja mais uma na qual iremos deparar com alguns desafios, mas sobre a importância do acompanhamento proporcionado, espero fazer um bom estágio.

Unknown disse...

Olá professora!
Não gosto de falar de mim, mas vamos lá...
Meu nome é Leila de Almicê, sou de Jequié tenho 23 anos entrei no curso de pedagogia meio sem querer, aprendi a gostar aos poucos.
Já atuei como docente, no fundamental II, e a experiência foi válida, encontrei algumas dificuldades, mas acabei dando conta do recado. Espero que nosso encontro seja muito prazeroso.
Ah! Estou anciosa pelo nosso encontro até porque ouvi excelentes comentários sobre a primeira aula.
Beijoks

Gaby M. disse...

Olá Socorro!
Meu nome é Gabriela, estou muito feliz por ter você como minha professora...
Vamos lá!
Pedagogia entrou na minha vida meio sem querer, fui me encontrando no curso aos poucos.
Espero que o estágio seja motivador até porque esse vai ser o meu primeiro contato com a escola pública, já que não tive a experiência do estágio na Educação Infantil.
Beijos