sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Relexões sobre o Estágio 2010.2

Ler os memorias de Estágio é sempre uma aprendizagem. O memorial traz reflexões que ultrapassam o academicismo e mostra por dentro uma abordagem experiencial.

Com a palavra Marta Miranda...

Com o decorrer das discussões sobre qual o sentido do estágio, compreendi que não é a relação teoria-prática, no sentido de aplicar a teoria na prática, é algo muito mais complexo. Estagiar é teorizar a prática vivenciada. A prática em estágio significa não somente aplicar os conhecimentos outrora aprendidos durante uma graduação, muito mais é refutá-las, é desconstruí-las, para construir um novo saber, que atenda as demandas experienciadas. É muitas vezes um diálogo de construção/desconstrução/reconstrução dos saberes adquiridos, fazendo da ação pedagógica um momento de constantes aprendizagens. É alicerçar a educação em bases sólidas, cujo principal item de preparação seja um profissional competente, engajado/compromissado com o fazer pedagógico.

8 comentários:

Divaneide disse...

Ok Marta, concordo com vc em relação ao estágio. Passsei aqui para conhecer este blog da professora Socorro Cabral e percebi o quanto está rico e recheado de informações dos seus alunos.
Parabéns a profª Socorro pelo trabalho e a vcs, pela interação e participação.
Abs, Divaneide
Aluna da 2ª oferta do curso de Mídias do greupo Chico Buarque

janusia aquino disse...

com cetteza o estagio é o momento de repensarmos nossa prática e descobrir se é esta profissão tao bonita mas tao cheia de surpresas que queremos seguir...
o estagio com Socorro orientando é otimo..
valeu bjus

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi pessoal,

Trabalhar com reflexão e pesquisa no estágio realmente é um desafio. Percebemos no intituido um discurso meramente tecnicista da década de 70, onde o estágio é visto como um mero espaço do "fazer", da execução, sem nenhuma reflação com a profissão docente. Romper com essa perspectiva e investir em um estágio fecundo de significados e reflexões docentes vem sendo meu objetivo nos últimos anos.

Isis Silva disse...

Olá professora Socooro,
Visitando seu blog percebemos mais de perto o quanto essa ferramenta, tão simples, se torna riquissíma nas mãos de um professora, curiosa, pesquisadora e criativa como você.

Parabéns!
abrs,
Isis

Isis Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Índia Clara disse...

Profª Socorro,

Estou ansiosa por novidades.
Parab´´ens pelo trabalho realizado.

India Clara
Cursisita- Mídias na Educação

jackon disse...

looking for the best Eames Lounge chair don't worry you can check Swiveluk or just click eames lounge chair