quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Apresentação




Olá turma do VIII semestre de Pedagogia,

Sou a professora Socorro Cabral da UESB de Jequié.
Na disciplina de estágio, discutiremos aspectos da docência nas séries iniciais do ensino fundamental, e os seus desafios para a prática educativa interativa e colaborativa nas escolas públicas municipais de Jequié. Este tema vem me inquietando deste quando começei a trabalhar com o magistério.Espero compartilhar com vocês meus dilemas, etnométodos, experiências formativas e pesquisas.

Além disso, espero fazer amigos! Adoro viajar, conhecer novas culturas, pessoas, trocar experiências. Sou natural de Jequié - Bahia. Adoro festas, malhação, comida japonesa, chinesa,baiana e muita alegria! Ah! Adoro sol, praia e muito verde.
Este semestre com vocês será mais um espaço de auto - formação,co-formação e heteroformação . Tenho certeza que nossos encontros serão marcados por muita interação, colaboração e aprendizagem.

  • Que tal agora se apresentar? Fale de você, da sua vida, da sua itinerância no magistério e principalmente das suas expectativas sobre a nossa disciplina.



Com a Canção óbivia de Paulo Freire, estarei esperando vocês na segunda.


CANÇÃO ÓBVIA

Paulo Freire

Escolhi a sombra desta árvore para

Repousar do muito que farei,

Enquanto esperarei por ti.

Quem espera na pura espera

Vive um tempo de espera vã.

Por isto, enquanto te espero

Trabalharei os campos e

Conversarei com os homens

Suarei meu corpo, que o sol queimará;

Minhas mãos ficarão calejadas;

Meus pés aprenderão o mistério dos caminhos;

Meus ouvidos ovirão mais,

Meus olhos verão o que antes não viam,

Enquanto esperarei por ti/

Não te esperarei na pura espera

Porque o meu tempo de espera é um

Tempo de que fazer.

Desconfiarei daqueles que virão dizer-me, Em voz baixa e precavidos:

É perigoso agir

É perigoso falar

É perigoso andar

É perigoso, esperar, na forma em que esperas,

Porquê esses recusam a alegria de tua chegada.

Desconfiarei também daqueles que virão dizer-me, com palavras fáceis, que já chegaste, porque esses, ao anunciar-te ingenuamente, antes te denunciam.

Estarei preparando a tua chegada

Como o jardineiro prepara o jardim

Para a rosa que se abrirá na primavera.



Palavra franqueada.
Eu e a professora Edjane esperamos vocês no dia 22/01 às 7:30h na sala 17.

6 comentários:

Nai Lima disse...

Olá professoras, amigas... Meu nome é Naíla... estou esperando com muita garra esse próximo e último semestre, pois sei que será o tempo de dá o melhor de mim, afinal será o último semestre... Concheço a você Socorro Cabral desde a minha infância quando vc tinha ainda cabelos cacheados(rs) eu era aluna da Escola Primária Anexa ao IERP, lembra?? Pois é... via vc muitas vezes atuando acho como coordenadora na época... rsrs Teremos a oportunidade de nos reencontrar agora... professora/aluna/amigas creio q será uma ótima relação. Quanto a Edjane, ja nos conhecemos né amada... tenho certeza que nossa relação permanecerá professora/aluna/amigas...
Que venha dia 22/02 e que Deus nos abençoe para trabalharmos com muita garra e amor... é isso aí... Mais uma etapa a vencer Galeraaa...

Bjoss... até lá!

Unknown disse...

Bom dia!!! Primeiro quero lhe parabenizar pela maneira que foi feito o seu primeiro contato com a turma. Normalmente só temos os primeiros contantos com os docentes em sala de aula. Gostei muito da sua iniciativa. Vamos lá, meu nome é Luciana Rebouças (VIII Sem.), tenho um jeitinho tímido,sou responsável e pontual com minhas obrigações.... Espero, ou seja, tenho certeza que vou aprender muito com você...
Lembro de você como minha prof. de estágio quando fiz o Magistério no IERP,acho que em 2002....
Bem, espero sucesso tanto para você como para a turma com essa nossa jornada... Até segunda-feira...Abraçossss

Reflexões de vida disse...

Olá professora,
Adorei a maneira que usou para começar a conhecer seus alunos, pode ser o começo de uma relação de amizade, companheirismo e aprendizagens mútuas.
Bem, sou natural de jequié, adoro viajar, dançar, sair com os amigos, assistir filmes, ler bons livros (o ultimo que li foi de Rubem Alves, Ao professor com meu carinho) uma delícia. "o ato de educar se revela no ato de fazer amor".
Enfim, espero viver momentos maravilhosos assim como os vividos no Estágio da Educação Infantil. Desejo que façamos educação com amor, através da boca e do ouvido e que possamos produzir e semear sementes nos ouvidos de quem ouve, através de uma penetração prazerosa. (Rubem Alves, 2004).
Grazielle, VII semestre.

Ivonelia disse...

Olá professoras,
Sou Ivonelia Alcântara Mendonça aluna do VIII semestre de Pedagogia, trabalho na UESB Campus de Jequié. Estou ansiosa para começar o semestre, tenho muitas expectativas quanto a esta disciplina, pois, acredito como Paulo Freire que a alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”
Paulo Freire

Jess Carlos Junior disse...

Olá Professoras!
É isso ai! As férias chegou ao fim, queria mais tempo por conta de outros ofícios, mas é isso ai, etapa final (VIII semestre).
Sobre mim, huuummm, o que posso dizer? Bom, sou um certo nativo digital, mas ando meio arredio, tímido! Comecei a mexer com um microcomputador com 7 anos, são muitas histórias!
Tenho em minha formação e vocação, o ministério evangelístico, sou Sacerdote Religioso Batista, Bacharelado em Teologia. Escolhi Pedagogia, por ter uma afinidade com a docência e amar crianças (vou ser papai, meu filho esta a caminho), dizem por ai que não cresci, sou uma eterna criança!
Se ser criança é sempre aprender, estou dentro, mas se me pedirem para crescer imediatamente ou de certa forma amadurecer, já fugi! kkkk
Conheço as duas professoras:
Socorro - é a minha orientadora da Monografia. Estou enrolado com ela, não escrevi muito e nunca pensei que teria tantas dificuldades. Parece uma ótima professora, mas cá entre nós, ela pega pesado! kkkk
Edjane - Já fui aluno dela! Cobra muito, pega pesado também, mas é isso ai! Já nos demos bem, espero continuar assim.
Segunda 22/02 está chegando, e o reencontro da turma esta quase acontecendo, e uma série de perguntas nos deixam inquietos:
1 - O que nos espera?
2 - Será que daremos conta?
3 - Conseguiremos vencer mais uma etapa da nossa vida?

Bem, só a nossa caminhada dirá!

Valeu, abraço a todos!

PS: Pega leve ai! Deixa agente curtir um pouquinho as férias? kkkk

Anônimo disse...

Olá, professoras!
Meu nome é Luana Quinto Bastos.
Confesso que no primeiro momento não gostei muito dessa idéia de ter que criar um blog, falar de mim, das aulas, do estágio... Mas, aos poucos fui me abrindo p essa idéia de vcs... Assim, no 1º encontro e o 2º me deixou empolgada p isso aqui! Já criei o meu! Resta agora inspiração p deixa-lo bem legal...rsrs
Enfim, estou com muitas expectativas para esse semestre e em especial p essa disciplina... Sei que o estagio na series inicias n é tão fácil quanto o de Ed. Infantil, mas espero que tudo dê certo...

abraços