quinta-feira, 7 de agosto de 2008

(GRUPO GEC - FACED/ UFBA)

Novos links e desafios no mestrado da FACED.


Nesse contexto formativo, gostaria de destacar a importância do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias da Informação (GEC), que traz como foco principal de trabalho o aprofundamento das questões teóricas em relação às tecnologias, bem como o desenvolvimento de experiências significativas em diferentes espaços sociais com essas tecnologias, além de contribuir com a análise de políticas públicas voltadas para estas temáticas, em especial a educação à distância. Nas reuniões semanais e nas interações nas listas de discussão do grupo, fui percebendo que as tecnologias da informação e comunicação não são meras ferramentas a serviço da escola e sim elementos de cultura. Nesse sentido, fui compreendendo o potencial dessas tecnologias no entrelaçamento de sujeitos, saberes, informações e conhecimentos, possibilitando uma discussão mais horizontal na rede.Já vivenciando a dinâmica do mestrado da FACED, procurei compreender a natureza do saber docente na cibercultura, bem como os novos saberes e dilemas que o docente online vivencia. A pesquisa revelou a importância de o docente estar imerso no contexto digital, interagir, questionar e refletir sobre a dinâmica da cibercultura. Deste modo, a experiência como aluno online em diferentes cursos de formação continuada, os saberes oriundos da experiência online como professor e os saberes oriundos das relações estabelecidas pelos professores com seus pares, evidenciaram o desafio de se pensar a formação numa abordagem que contemple seu desenvolvimento pessoal e profissional. A pesquisa também mapeou alguns saberes docentes oriundos do contexto da cibercultura e os principais dilemas vivenciados pelos professores nesse cenário. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de mais investimentos de pesquisa nessa área e, decorrente disso, a construção de um estatuto de conhecimentos sobre a docência online.Retornando a UESB e ao Instituto de Educação Régis Pacheco, pretendo continuar pesquisando o potencial comunicacional e pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação, buscando contribuir com uma educação mais hipertextual, interativa e virtualizante.











4 comentários:

Luiz Claudio da Silva Santos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luiz Claudio da Silva Santos disse...

Amiga, seu blog está cada vez melhor. Parabens!
já adicionei os sugeridos por Katia, são muito legais.

Sule disse...

Vc ta ficando retada mesmo!!! Eh isso ai..Agora eh sentar e futucar e implementar esse blog. Depois vá nesse blog http://maniablogs.blogspot.com/
Lá vc vai encontrar varias dicas com passo a passo para incrementar teu blog...
bjocas

Pedagogia das Possibilidades disse...

A aula foi de grande importência do ponto de vista da reflexão na formação docente....sentir falta do não espaço dado para que pudessemos falar um poquinho da nossa vida diária, a proposta é brilhante porém....???? é complicado para alguns que trabalham aos sabádos, não tem net, computador...é nesse momento que fico pensando. Será que não estamos de certa forma excluindo ao invés de incluir?
Adriana e Suleide.