domingo, 9 de maio de 2010

Reflexão sobre a ação






Em relação à idéia de professor reflexivo, temos em Schön (2000) um dos principais representantes dessa teoria, a partir de sua análise em diferentes reformas curriculares nos EUA. Para o autor, a perspectiva curricular que enfatiza primeiramente os enfoques teóricos, seguidos de sua aplicação e por último um estágio para aplicação dos conhecimentos técnicos - profissionais, não dá conta das diferentes demandas colocadas pela profissão, pois estas superam as reflexões teóricas e as respostas técnicas apresentadas ao longo da formação. Essa fragmentação é facilmente percebida quando os conhecimentos teóricos são confrontados com as demandas da prática cotidiana, mostrando-se insuficientes e inúteis.

Schön (2000) assevera que a formação do profissional deve basear-se na epistemologia da prática, tomando o contexto profissional como lócus formativo onde o sujeito vai paulatinamente construindo conhecimento, através da reflexão, análise e problematização, além do desenvolvimento do conhecimento tácito, mobilizado no cotidiano da profissão. Em relação a epistemologia da prática, a reflexão de Monteiro (2002, p.114) parece-nos pertinente, ao afirmar que “refere-se à produção (technê) de um saber, permitido por um outro olhar (thôréô), sobre o que e quê é feito (prássô)”. Nessa perspectiva, destaca-se o papel da teoria como importante instrumento, contribuindo para construção de diferentes perspectivas de análise na (re) visão das práticas.

Nesse contexto, percebemos de forma clara a valorização da prática pedagógica a partir da reflexão onde os desafios colocados pela docência promovem a construção de novos saberes, configurando um conhecimento prático. No período de estágio, esta reflexão é imprescindível, pois os futurosdocentes defrontam-se com uma variedade de situações imprevisíveis, requerendo do profissional o desenvolvimento de habilidades para gerir as situações emergentes.


Proposta de trabalho: Gostaria que cada um de vocês fizessem uma reflexão sobre a primeira semana de estágio no IERP tendo como foco de análise a ação pedagógica realizada na instituição:


  • Descrever as práticas realizadas e em seguida articulá-las com as teorias que dão suporte as mesmas.
Atenciosamente,

Socorro Cabral

Um comentário:

ademilde disse...

Profa,
Achei muito interessante o seu blog.Isso significa um passo à frente para fazer a diferença de uma educação de qualidade. Parabéns
Atenciosamente,
Ademilde Custodio da Silva