sábado, 15 de agosto de 2009

Curso Mídias - Encontro Presencial - Feira de Santana BA


Clic e veja as fotos no slideshare.

O encontro presencial em Feira de Santana ocorreu tranquilamente, os objetivos propostos no planejamento forma alcançados. Iniciei com a dinâmica em cada lugar uma idéia, onde ficou claro as dificuldades em relação a utilização das TIC nas escolas, e também a importância do curso mídias na formação de professores na sociedade contemporânea. Em seguida, dialoguei sobre a especificidade da pesquisa nas ciências da educação, fazendo uma crítica as seguintes características da ciência moderna: o fechamento em hipóteses pré estabelecidas, generalizações, neutralidade científica e visão mecanicista de mundo. Coloquei que as ciências humanas precisam incorporar a perspectiva da complexidade, dialogicidade, trazendo para o debate a especificidade do humano no seu processo histórico e dialético, aberto a "incerteza" e imprevisibilidade. O grupo fez conexões maravilhosas, pois a todo momento eu trouxe exemplos práticos da sala de aula nas escolas públicas estaduais. Em seguida, lemos o texto: A contrução do olhar do pesquisador, e concluimos que nenhum olhar é neutro. Os olhares constroem-se pela significação do mundo. Logo após essa reflexão filosófica, construimos coletivamente através de uma tempestade de idéias, as questões de uma pesquisa e os objetivos. Deixei claro que esse movimento transforma-se constantemente, a partir das significações dos sujeitos envolvidos. Assim, cada professor - cursista foi convidado a debruçar-se sobre seu objeto , construindo suas questões e seus objetivo de pesquisa. Fui enfática no sentido de dizer que era fundamental pesquisar a prática em sala de aula, buscando novas educações. Chega de tanta denúncia, precisamos anuciar novas possibilidades. Fiquei mais de uma hora interrogando sobre qual a disciplina que eles lecionavam e fui com eles delieando possibilidades de inovações com as TIC na escola.
Sobre o trabalho com os blogs, definimos que os mesmos deveriam ter o seguinte formato:
  • Proposta pedagógica clara para a disciplina que eles trabalham;
  • Inserção de links no texto( tinha gente que não sabia faze link no blog);
  • Inserção de imagens;
  • Comentário em pelo menos três blogs dos colegas;
  • Linkar no seu blog o blog dos colegas;
  • Participação dos alunos no blog.
Depois dessa oficina, o grupo também me solicitou explicações sobre o webquest. Expliquei os objetivos e definimos trabalhar com o site do SENAC.
Encerrei o encontro aplicando a ficha de avaliação que coloquei no ambiente, e solicitando sugestões para o próximo encontro. Fiquei feliz com o encontro presencial, acreditando que só uma formação baseada na reflexão e no respeito às exoeriências do grupo, podem contribuir de forma efetiva com práticas mais emancipadoras.

Daquilo que eu sei... Ivan Lins
Ótima síntese do nosso trabalho em Feira de Santana.
Hora de mergulhar na monografia.

7 comentários:

Blog do Lauro Farani disse...

Que encontro maravilhoso!!!! Adorei! Socorro, você deu significado a um pensamento de Rabusk que diz que o conhecimento é um estar junto das coisas mesmas que se mostram. Valeu!!!! Bjsssss

Nádia

gaina disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
tumasdaprotania.blogs.pot.com disse...

Olá querida que saudades!!!!!!!!
amei nosso encontro, fiquei animada para o próximo, como é bom conhecer pessoas iluminadas como você, agreditamos que a educação ainda tem salvação.
bjssssssssssssss

tumasdaprotania.blogs.pot.com disse...

Olá querida,que saudades!!!!!!!!!
amei o nosso encontro, ja estou na expectativa do proximo.
bjssssssss

Blog da pró Edenícia disse...

Realmente foram momentos gratificantes. Lamentei não ter sido possível participar dos dois dias, contudo do momento que participei na quinta-feira pude sanar muitas dúvidas.
Parabéns pela riqueza do seu blog.
Abraços,

Edenícia

maria.damiao disse...

O encontro presencial foi maravilhoso,reencontramos as pessoas do curso,conhecemos a professora Socorro,aprendemdos muito sobre projetos,blogs e outros.Houve muita interação das pessoas do grupo.
Um abraço. Valeu!

Luciana Sena disse...

Eu também amei o encontro presencial. Você deixou claro que ama o que faz e que faz a diferença! É muito bom participar de um curso com pessoas como vc!
Até o proxima!

Beijos,