quarta-feira, 13 de maio de 2009

Reflexões sobre a "ação"

Olá pessoal,

Durante as quatro semanas de estágio, estaremos vivenciando nas nossas aulas o exercício de reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida na Escola Profesor Britto no bairro do Joaquim Romão. Sabemos que diferentemente da reflexão na ação, a reflexão sobre a ação diz respeito às análises realizadas pelos sujeitos a posteori sobre as características de suas ações. O profissional então analisaria a sua prática aplicando instrumentos mais conceituais na busca de uma melhor compreensão e reconstrução da mesma. Vale ressaltar que esses processos não são independentes e sim se complementam na garantia de uma prática racional.

Contribuindo para a reflexão dessa questão, Smyth (1991), sugere um ciclo em quatro fases que representam os tipos de reflexão que os docentes deveriam adotar:

1. Descrever: o que eu faço?
“Quais são minhas práticas?”
Exemplo de práticas que refletem:
· Regularidade
· Contradições
· Fatos relevantes
· Fatos não – relevantes
Incluindo os elementos:
· Quem?
· O que?
· Quando?
2. Informar: qual o significado do que eu falo?

“Quais teorias se expressam em minha prática?”

Analisar as descrições para identificar as relações entre os elementos. Sobre esta base, formular proposições do tipo: “parece como se...”
3. Confrontar: como cheguei a ser dessa maneira?
“Quais são as causas?”
· Pressupostos, valores, crenças?
· De onde procedem?
· Que práticas sociais expressam?
· O que é que mantém as minhas teorias?
· O que limita as minhas teorias?
· Que conexões há entre o pessoal e o social?
· Servem a que interesses?
4. Reconstruir: como poderia fazer as coisas de forma diferente?
“Como poderia mudar?”
· O que poderia fazer de forma diferente?
· O que considero pedagogicamente diferente?
O que tenho de fazer para introduzir essas mudanças?


Proposta de Trabalho:

Com base no meu texto sobre Professor Reflexivo e em sintonia com o ciclo de reflexão proposto pelo autor, gostaria que cada um de vocês postassem no blog uma primeira reflexão sobre a ação vivenciada no estágio nessa primeira semana 11/05 à 15/05. Procurem externar as problemáticas, dilemas etc, mais não esqueçam de também refletir sobre as possíveis mudanças.

Ah! Não deixem de comentar no blog dos colegas.


Beijos,

Socorro Cabral

3 comentários:

Ludopedagogia disse...

Socorro, adoro seus comentários! Eles me fazem crescer muito. Poucos professores são como você. é uma raridade na universidade! Parabéns por seu trabalho. Vc é muito organizada e coerene com seu trabalho. Gostei muito de ser sua aluna. Redescobri a Pedagogia, desde o terceiro semestre já não tinha encontrado professores como vc. Que sua luz brilhe sempre, iluminando a mente dos futuros educadores! Parabéns vc é maravilhosa!

Socorro Cabral - socorroleti@hotmail.com disse...

Oi Marcia,

Acredito na avaliação nessa perspectiva de contribuir com a formação do meu aluno. Mediar é um dos saberes essenciais para todo profesor. Mediar no sentido de contribuir para que o aluno refleita e possa melhorar sempre.
Você é uma aluna 10 que apesar de estar no início da carreira, não tece medo de ousar e buscar uma prática coerente com o que vc acreditava.

Parabéns querida!!
Beijos,

Socorro cabral

rita pereira disse...

Olá,
Realmente está um show de "tecnologia" o seu relato e registro do encontro em Feira de Santana. As fts no slideshow projetaram nosso encontro no mundo virtual e agora estamos c mais responsabilidade, afinal estamos com muito mais visibilidade, n é mesmo? Vc empolgou a tds e sua orientação contribuiu para melhorar a fluência do nosso curso. Espero reencontrá-la em breve, bjs!!!!
Rita